:

  • Papa Francisco É Internado Com Problemas Respiratórios


  • A agenda do Papa foi cancelada até o final de semana

O Papa Francisco teve dificuldade para respirar nos últimos dias e hoje está buscando tratamento para uma infecção respiratória no hospital Gemelli, em Roma, informou o Vaticano em comunicado.

De acordo com o comunicado, o Papa não apresenta sinais de Covid-19, mas passará alguns dias internado no hospital. Sua agenda foi cancelada até o final de semana. 

"Nos últimos dias, o Papa Francisco se queixou de algumas dificuldades respiratórias e esta tarde foi à Policlínica A. Gemelli para fazer alguns exames médicos (infecção por covid-19 excluída) que exigirá alguns dias de terapia médica hospitalar apropriada", disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, à imprensa.

Francisco tem 86 anos e já perdeu parte de um pulmão após passar por uma cirurgia quando jovem. Ele “se sente comovido” pelas mensagens de apoio e oração que recebeu, disse o Vaticano.

Na última quarta o Papa Francisco estava fazendo o seu discurso semanal na Praça de São Pedro, mas o discurso de hoje teve que ser adiado. 

O anúncio do tratamento de Francisco ocorre menos de duas semanas antes do Domingo de Páscoa, um período movimentado de importantes cerimônias e obrigações para o papa.

O 10º aniversário de seu pontificado foi no início deste mês. Nos últimos 500 anos, apenas três outros papas atingiram a idade de 86 anos no cargo.

A Saúde Do Papa


O Papa já necessitou do auxílio de uma cadeira de rodas após sentir dores no joelho — Imagem: reprodução

Francisco vem apresentando certa fragilidade nestes últimos tempos. No ano passado, ele começou a usar uma cadeira de rodas depois de sentir dores persistentes no joelho. 

Ele também passou por uma cirurgia para remover parte do cólon esquerdo em 2021. Em julho passado, após uma viagem ao Canadá, Francis deu a entender que precisava desacelerar.

“Acho que com a minha idade e com essa limitação, tenho que economizar um pouco [as energias] para poder servir a igreja ou, ao contrário, pensar na possibilidade de me afastar. Isso eu digo com toda a honestidade”, disse ele. “Não é uma catástrofe. É possível mudar de papa.”

Mas nos meses seguintes, Francisco continuou cumprindo os deveres papais, incluindo uma viagem de seis dias no mês passado à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, onde se deleitou com a energia extraordinária de grandes multidões de admiradores.